Com o objetivo de qualificar cerca de 800 profissionais por ano para trabalhar na indústria do plástico, o Sistema Findes, por meio do Senai-ES, inaugurou, no dia 29 de outubro de 2015, a Escola Senai do Plástico, que fica localizada no bairro Civit, no município da Serra.
A Escola foi construída numa área de 600 m², com investimento de R$ 4 milhões. Na ocasião, o Sr. Roberto Vicente da Silva, diretor do SINDIBORRACHA-ES (Sindicato dos trabalhadores nas indústrias de borracha, materiais plásticos e fibras de vidro no Estado do Espírito Santo) elogiou a iniciativa que entre outros benefícios ficará responsável pela formação de novos profissionais no Estado, criando assim emprego e renda locais.
A Escola Senai do Plástico é composta por cinco espaços didáticos (laboratório de projetos e concepção de moldes, ferramentaria, manufatura do plástico, ensaios mecânicos do plástico e laboratório de hidráulica e pneumática) para a realização das atividades práticas do curso Técnico em Plástico e demais cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional.
O vice-presidente da Findes, Leonardo de Castro, informou que serão formados técnicos em 60 cursos oferecidos, com duração de até dois anos, contribuindo para ampliar a geração de empregos entre os moradores do Estado, uma vez que até então as indústrias locais tinham que contratar profissionais especializados em outras regiões.